Greve da Procergs é a primeira no Governo Tarso

Escrito por SINDPPD-RS

Sex, 26 de Agosto de 2011 03:00

Mobilização dos trabalhadores é por aumento salarial e pela sobrevivência da empresa

Veja as repercussões na imprensa:

Dia 23/08

Dia 24/08

Dias 25 e 26/08

Desde terça-feira (23/08), os trabalhadores da Procergs (empresa de Tecnologia da Informação do estado do RS) estão em greve por melhores salários e benefícios. Eles reivindicam aumento real de 5%, mas apresentaram nova contraproposta que flexibiliza pela metade as condições para chegar a um acordo.

Embora as principais reivindicações sejam econômicas, os benefícios não se limitam à situação pessoal dos trabalhadores. Essa greve é também pela sobrevivência da própria empresa. A política de reajuste pelo INPC aplicada nos últimos anos pelos governos, compensando apenas as perdas com a inflação, fez com a empresa tenha salários bastante defasados em relação ao mercado de TI. Os salários iniciais da empresa gaúcha na área de desenvolvimento de sistemas, por exemplo, chegam a ser quase 50% menores do que os de outras empresas públicas de TI. Também são mais baixos do que no setor privado, para o qual tem migrado trabalhadores da Procergs.

O impacto da greve nos serviços já é grande e poderá se ampliar. A direção da empresa e o governo têm a obrigação de apresentar proposta aos trabalhadores que avancem e atendam às reivindicações da categoria.

O argumento usado pelo governo estadual e pela direção da empresa, de que não tem como dar aumento real devido ao orçamento limitado, não é verídico. Na campanha salarial da Corsan neste ano, os trabalhadores conseguiram aumento real. Os servidores da Fazenda também obtiveram reajuste dos salários. No final da tarde desta quinta-feira (25/08), os trabalhadores e o Sindppd/RS se reuniram com representantes do governo e da empresa, que ficaram de dar um retorno sobre as reivindicações. A categoria espera que a gestão do governo e a Procergs realmente apresentem uma proposta de aumento salarial a fim de avançarmos nas negociações.

A cada dia, mais colegas aderem à greve. Os trabalhadores da Procergs, que negociam a campanha desde o final de Maio, enxergam  que sem mobilização e luta dificilmente conseguirão avanços. A direção da Procergs disse recentemente em nota que tem atuado para recolocar a empresa na condição de protagonista do tema tecnologia da informação no governo do Estado. No entanto para isso, é preciso valorizar os seus trabalhadores, que estão bastante desmotivados com essa falta de reconhecimento.

A Procergs é responsável pela implementação e manutenção de tecnologias como o sistema da Central de Medicamentos do estado, de confecção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Detran/RS, sistema de Boletins de Ocorrência eletrônico das polícias. Os trabalhadores também desenvolvem e mantêm os sites de internet do governo do RS e as folhas de pagamento. É da Procergs, ainda, o pioneirismo na tecnologia da Nota Fiscal eletrônica, implementada inclusive em outros estados do país.

Os trabalhadores são os mais interessados em manter a empresa atuante e viva, prestando serviços de qualidade à população gaúcha. Por isso, estão em luta. Se a direção da empresa e as gestões do governo estadual continuarem a deixar a Procergs de lado, tememos muito pelo futuro e até mesmo pela existência da empresa.

Por isso, colega, teu lugar é aqui na rua, junto com os demais trabalhadores que estão em greve. Se tu ainda não aderiu, coloque teu boton e venha para cá! Quanto mais forte a nossa mobilização, mais chances teremos de avançar em ganhos.

Venha para a greve!