Campanha Salarial do Serpro e da Dataprev: cinco meses sem avanços para os trabalhadores

É preciso dar um basta. Negociação de verdade já!

Enquanto as bases, sindicatos e OLTs ligados à FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática) buscam incansavelmente o direito à negociação, previsto na lei, as direções das empresas e a Fenadados se arrastam há cinco meses em reuniões intermináveis sem nada de novo, trazendo prejuízos aos trabalhadores. Como se isso não bastasse, nem assembleias para consultar os trabalhadores a grande maioria dos sindicatos está fazendo, chegando ao cúmulo de registrar na última ata de reunião com o Serpro, que outras estatais conseguiram melhores acordos por conta da mobilização dos trabalhadores, revelando sua incapacidade e falta de vontade políticapara mobilizar a categoria.

A campanha salarial do Serpro/Dataprev e Fenadados e seus sindicatos é uma peça de teatro que faz lembrar o pior do peleguismo. Quantas assembleias foram feitas em toda a campanha salarial nos estados para ouvir a opinião dos trabalhadores? Quantas mobilizações foram convocadas e organizadas pra valer? E como resultado deste acerto, as empresas estão fazendo caixa com o nosso reajuste salarial.

A resposta é simples: as empresas e a federação estão jogando como parceiros neste jogo. O acordo de compensação de todos os dias da greve no Serpro, o pior em todas as empresas estatais, foi desenhado em conjunto para desmobilizar a categoria.

Serpro e Dataprev, parem de enrolar. Sindicatos e bases da FNI querem avanço real nos salários e benefícios

Temos exemplos de empresas estatais federais como a Embrapa que teve reajuste de mais de 20% nos tíquetes. Os trabalhadores do Sistema Eletrobras tiveram um reajuste que teve impacto de 1,5% no plano de cargos e salários, além de mais de três mil reais de abono em tíquetes. Os trabalhadores de Correios e bancários também terão conquistas em suas greves. Isso demonstra que foi quebrada a lógica de ganho zero que o governo queria impor.

O que exigimos para os trabalhadores do Serpro e da Dataprev

Já temos o exemplo de outras categorias de empresas estatais, em especial o das Cias Elétricas, por isso exigimos ganho real nos mesmos patamares de 1,5% e abono. Implementação da licença paternidade de 30 dias, que já está no Congresso para aprovação.

Auxílio creche e Auxílio Escolar para o Serpro de R$746,00.

Na Dataprev, somos contra a desindexação do reembolso pré-escola/escolar e o desmonte das OLTs. Queremos o reajuste do Adicional por Atividade.

Empresas devem reconhecer o direito de negociação dos sindicatos onde as bases não deram procuração para a Fenadados. Chega de jogada ensaiada!

O Serpro já ouviu da ministra Kátia Arruda e da Subprocuradora Geral do Trabalho na Conciliação, ocorrida no TST no dia 22/09, que os sindicatos têm direito à negociação de acordo com a lei. O que as empresas estão esperando para abrir imediatamente a negociação? Qual o prejuízo que ainda querem impor aos trabalhadores de todo o país? Vamos lembrar, mais uma vez, que a grande maioria dos trabalhadores não repassou a procuração para a Fenadados representá-los.

Os trabalhadores não irão aceitar a pecha de que são os culpados pelas negociações se arrastarem até o final do ano, e que não apareçam com a proposta de acordo por dois anos nunca mais!

FONTE: http://fnialternativa.blogspot.com/2011/09/campanha-salarial-do-serpro-e-da.html