Conciliação com o Serpro no TST: a empresa não aceita conciliação e reafirma sua preferência pela Fenadados

Nessa quinta-feira (22/09), aconteceu a reunião de conciliação no TST (Tribunal Superior do Trabalho) que durou mais de duas horas. Apesar dos esforços da ministra Kátia Arruda, a empresa manteve sua intransigência e não aceitou a proposta de conciliação da ministra para que os 4 sindicatos se fizessem presentes na próxima negociação.

CLIQUE AQUI para ver a ata da conciliação. Audiência com TST é notícia no site do órgão.CLIQUE AQUI para ler.

Como não houve aceitação, por parte do Serpro, em conciliar agora a ministra Kátia Arruda deverá se posicionar sobre o pedido cautelar feito pelos sindicatos.

Representando o Serpro, o diretor Antonio João fez colocar na ata da reunião que só aceita negociar desde que os sindicatos acordem uma pauta única com a Fenadados. O problema é que a Fenadados não aceita nenhuma representação que não seja a dela mesma e, por consequência, sob a sua direção.

Como poderá ser observado na ata, a postura das representações sindicais foi bastante flexível, inclusive se comprometendo a não retomar em mesa temas já discutidos, pois essas questões deverão passar pelo crivo dos trabalhadores e somente eles poderão dar a palavra final sobre esses itens. O tema de fundo agora são as cláusulas econômicas, tanto na questão do índice como na dos benefícios.

A empresa voltou a comparar, como já havia feito o presidente do Serpro em seu perfil no twitter, o acordo da Procergs (empresa estadual do RS) com a proposta feita pelo Serpro, demonstrando uma postura estranha e desrespeitosa com os trabalhadores daquela empresa.

O Serpro tentou insistentemente trazer a federação para a discussão, mas a ministra entendeu que isso não seria necessário, pois não é esse o tema da cautelar. É importante lembrar que nossa ação pede tão somente o direito dos quatro sindicatos  participarem das negociações.

Citamos na reunião o fato de que a empresa e a federação estão negociando há 5 meses sem a nossa presença e ainda não conseguiram fechar acordo. Será que são os nossos  sindicatos que estão atrapalhando?

Como não houve acordo por parte do Serpro, agora a ministra Kátia Arruda deverá se posicionar sobre o pedido cautelar feito pelos sindicatos.

Categoria quer avanços com ganho real nos salários e benefícios.

Já passou da hora de acabar com a intransigência, mas infelizmente a empresa perdeu mais uma chance de mudar sua postura. Os trabalhadores de todo o país continuam a exigir respeito à sua vontade e o atendimento das suas reivindicações.

É inadmissível que estejamos no final de setembro e nada de negociar para buscar o fechamento do acordo coletivo.

Vamos continuar exigindo uma negociação de verdade com todas as representações dos trabalhadores. Basta de negociações de compadre!