CAMPANHA SALARIAL CIASC 2011/2012: Assembleia dos Trabalhadores Aponta pela Construção da Luta

Informativo Especial da Campanha Salarial 2011/2012 – nº 02 – 09/06/2011

Ocorreu nesta quarta-feira (08/06) no auditório do CIASC a assembléia para discutir o andamento da Campanha Salarial 2011/2012.

Foram discutidos alguns dos pontos mais significativos do acordo coletivo de 2011/2012. As questões mais debatidas do acordo dizem respeito à negação da empresa em conceder: reajuste real nos salários, reajuste no tíquete alimentação e isonomia de direitos para todos os trabalhadores (Licença Prêmio, Prêmio Assiduidade e Triênio). Outro ponto polêmico foi o avanço da privatização no CIASC através das terceirizações de serviços que a empresa através de seu corpo técnico poderia e deveria realizar, mas que acaba sendo concedido à iniciativa privada, a exemplo do escandaloso caso da POLITEC recentemente denunciado à sociedade catarinense pelo SINDPD/SC.

A Farsa do discurso de que não existe dinheiro

Durante a assembléia foi lembrado da principal alegação da empresa para não concordar com um Acordo Coletivo de Trabalho que resguarde de fato os nossos direitos: a falta de dinheiro e a negativa do CPF, órgão de Política Financeira do Governo. Mas ficou evidente também, no debate da assembléia, o tamanho da farsa desse discurso com os fatos que envolvem o cotidiano da empresa.

Em primeiro lugar, apenas com o dinheiro dado pela direção da empresa a si mesma, aumentando os salários do Presidente, de todos os Vices (3) em mais de 110%, e também dos membros dos Conselhos Administrativo e Fiscal em mais de 400%, seria possível conceder um reajuste de aproximadamente R$ 200,00 ao mês no vale-refeição. É importante lembrar que o mega reajuste no salário da direção da empresa contou com a aprovação imediata e sem restrição alguma do CPF e do Governo Colombo. Em segundo lugar, a direção da empresa reclama que o CIASC está no vermelho com déficit de R$ 6 milhões. No entanto, a realidade do setor de TI no Brasil é bem diferente com grande crescimento. Segundo a consultoria IDC Brasil neste ano projeta-se crescimento de 10% do setor (mais do que o dobro do crescimento do PIB brasileiro projetado para 2011, que representa a soma de todas as riquezas produzidas no país em um ano). Em recente matéria veiculada pela RBS TV, o TI em Florianópolis está crescendo a taxas incríveis de 30% ao ano. Então, porque só o CIASC está no vermelho? O grande vilão do prejuízo do setor público são as políticas de privatização que vem sendo aplicadas através da terceirização de serviços, como já alertamos, e conta com a aprovação e ajuda da direção do CIASC que segue sucateando a empresa e não investindo na atualização profissional do corpo técnico, com o aval dos Governos que vem se alternando no poder.

O descaso chega a tanto com as reivindicações dos trabalhadores, que a reivindicação de Licença Prêmio para todos os funcionários, por exemplo, sem impacto financeiro para a empresa, também é negado, visto que principalmente para os novos funcionários só virão a ter o direito a esta licença dentro de aproximadamente 10 anos.

É preciso lutar! É possível vencer!

Ao final da assembléia foi encaminhado um calendário de mobilização para a categoria.

O sindicato ficou com a tarefa de fazer uma camiseta com reivindicações da campanha salarial para os funcionários usarem e darem o recado para a direção da empresa de que não se vai baixar a cabeça. Foi marcado para iniciar na próxima quarta-feira (15/06) um camisetaço.

Na próxima quinta-feira (16/06) foi encaminhado convite para uma reunião da direção da empresa com os trabalhadores para discutir a Campanha Salarial 2011/2012.

SINDPDSC – Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados de Santa Catarina