A Política do Governo Colombo para as Estatais Catarinenses é Única: Arrocho Salarial e Privatização

Informativo Especial da Campanha Salarial 2011/2012 nº 03 – 14/06/2011

O SINDPD/SC vem denunciando a dura política aplicada no CIASC que prejudica os trabalhadores e os serviços públicos. Para as direções das empresas existe dinheiro para dar reajustes que chegam a 400% e para os trabalhadores sobra apenas a reposição da inflação e zero de reajuste no Vale-alimentação. O CIASC diz que está no vermelho mas não para de apoiar uma política de subsídio ao setor privado, transferindo serviços que os trabalhadores do CIASC poderiam cumprir.

Mas essa política está sendo orquestrada para o conjunto do serviço público de Santa Catarina pelo Governo do Estado e tem conivência das direções das empresas públicas.

Estaremos publicando a realidade da campanha salarial de outras categorias do setor público de Santa Catarina para nos inteirarmos da situação. Vejamos hoje a realidade da CASAN.

1)   Proposta da CASAN:

ü  Manutenção das cláusulas do ACT 2010/2011;

ü  INPC de 6,3%: Pagamento em junho retroativo a maio/2011;

ü  Abono de férias: R$ 750;

ü  Abono natalino: R$ 750;

ü  Vale alimentação: R$ 20,00 a partir de maio/2011 e a partir de janeiro/2011 para R$ 22,00 este sem retroatividade;

ü  Plano de Saúde: Aumento na mensalidade, conforme proposta já apresentada e 20% de co-participação até agosto/2011. Podendo voltar a ser rediscutido em agosto por ocasião da licitação.

2)   O Sindicato diz que proposta tem que melhorar os seguintes pontos:

ü  Vale alimentação para R$ 22 agora e nas férias;

ü  Abono natalino e de férias de R$ 800 cada;

ü  Escala de férias, atestado médico para acompanhante, entre outras.

3) Os trabalhadores protestam contra:

ü  A venda de 35% de ações da Casan;

ü  A reestruturação administrativa da Empresa, aprovada pela Assembléia dos Acionistas, em 30 de abril. Os servidores exigem a redução do número de diretorias – de 13 para 5 – e de assessores, o que tem transformado a Casan em um verdadeiro cabide de empregos;

ü  A revogação da indicação dos Conselheiros: Ênio Branco (que responde há dezenas de processos na justiça, tendo inclusive seus bens bloqueados por determinado período); Saulo Sperotto (Ex-prefeito de Caçador, cassado pela justiça por crime eleitoral e abuso de poder econômico); Pedro Bittencourt Neto (Aposentado por “invalidez” pela ALESC, segundo informações publicadas pela imprensa);

ü  A demissão de servidores, anunciada pelo presidente Dalírio Beber, em caso de municipalização de novos sistemas;

ü  O aumento de 22% nos salários dos Diretores da Casan, enquanto que para os trabalhadores negam ganho real de salário e não avançam no ACT 2011/2012, somente mantendo as cláusulas do ACT 2010/2011.

Para derrotar essa dura política é fundamental sua participação no camisetaçoque se inicia na próxima quarta-feira (15/06). A camiseta da Campanha Salarial 2011/2012 será entregue a partir de hoje à tarde (procurar c/ Gisela ou Nilson). Também é fundamental a participação na próxima quinta-feira (16/06) na reunião aberta a todos os trabalhadores, onde foi convidada direção do CIASC para discutir a campanha salarial. Esperamos que com relação a este compromisso eles não se omitam!

SINDPDSC – Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados de Santa Catarina