Onde foi Parar o Dinheiro do Nosso Reajuste?

Informativo Especial da Campanha Salarial 2011/2012 do CIASC – nº 01 – 07/06/2011

Até agora a direção do CIASC se negou a negociar de fato a campanha salarial 2011/2012. Já deram a resposta, apoiados no CPF, que representa a vontade política do Governo Colombo, de que novamente pretendem arrochar nossos salários. Apenas se comprometeram a pagar o INPC de reajuste salarial, que nos últimos doze meses está acumulado em 6,30%. Sabemos, vendo a conta do supermercado ou a conta da gasolina no final do mês, que somente esses gastos subiram muito mais do que o INPC, que não reflete o aumento do custo de vida real dos trabalhadores. Também houve a negativa em conceder reajuste no Vale Refeição. A direção da empresa diz não ter dinheiro para dar aumento real e que acumula déficit de 6 milhões (estranhamente há poucos meses atrás recusou contrato de aproximadamente R$ 11 milhões). Qual será o verdadeiro motivo de tal atitude ?

Quem Nega o Reajuste Pedido pelos Trabalhadores do CIASC se Beneficia com Mega Aumentos em seus próprios Salários

O discurso das vacas magras só é lembrando quando nosso salário está em jogo. Recentemente o presidente e os vice-presidentes da empresa receberam mais de 100% de reajuste nos seus salários.  Os conselheiros de administração e fiscal receberam mais de 400% de reajuste. Tudo com o apoio do CPF e do governo Colombo. Com o dinheiro que a empresa está desembolsando para bancar esses mega aumentos, poderíamos ter um acréscimo de aproximadamente R$ 5,50 no vale alimentação, o que representaria mais de R$ 120,00 ao mês. Caso somássemos o que a empresa vai gastar de pagamentos com encargos sociais sobre os novos salários do presidente e dos vice-presidentes da empresa, teríamos um reajuste no vale alimentação de aproximadamente R$ 9,00, o que representaria aproximadamente R$ 200,00 a mais por mês para suprir as necessidades com alimentação. E então perguntamos: Porque não tem dinheiro para dar um simples reajuste nos vales alimentação se para os salários da direção da empresa sobra? O que deve fazer a direção da empresa: se preocupar em se auto conceder, pelas costas de seus trabalhadores, mega reajustes em seus próprios vencimentos ou se empenhar para que todos os funcionários da empresa tenham os mesmos direitos?

Mega Salários se Reproduzem nos Altos Escalões

Essa atitude da diretoria do CIASC não é isolada e representa uma política de Estado, onde os altos funcionários do executivo, legislativo e judiciário têm mega salários garantidos. Tudo como prêmio por arrochar o salário dos trabalhadores, praticando a política do Governo Estadual.

No último dia 15 de maio o jornal Diário Catarinense publicou uma reportagem onde mostra como nas empresas públicas o que prima são os privilégios para os altos funcionários. Nos conselhos de empresas públicas foram constatadas (está entre elas o CIASC) que as gratificações chegam a R$ 4,4 mil ao mês para que os conselheiros compareçam a uma reunião por mês em média. Constatou-se também que nestes conselhos a composição é de apadrinhados políticos, servindo de verdadeiros cabides de emprego, como acontece no CIASC, onde o conselheiro Ronaldo Brito Freire é também ex-Presidente do DEM de Florianópolis (que coincidência, não é?!).

O jornalista Sérgio Rubim divulgou outro absurdo em seu blog. Uma lista com mais de 50 servidores da Assembleia Legislativa de Santa Catarina que recebem salários acima de R$ 20 mil chegando até R$ 38 mil ao mês.No final do ano passado, na ALESC, seguindo o mau exemplo dos parlamentares de Brasília no Congresso Nacional, os Deputados Estaduais aprovaram por unanimidade um mega aumento nos seus próprios salários e mantiveram o aumento já concedido ano passado para Governador, Vice-Governador e Secretários de Estado. Com isso, o salário dos Deputados Estaduais foi de R$ 12.187,00 para R$ 20.042,34 (lembramos que além dos salários eles têm uma “ajuda” moradia de R$2.250,00, mais uma verba extra de R$46.000,00 e ainda mais R$ 40.000,00 para contratação de funcionários). O salário de Governador ficou em R$ 15 mil, o de Vice-Governador em R$ 12 mil e o de Secretário de Estado em R$ 10 mil. Um verdadeiro absurdo! Isto sem contar com as aposentadorias dos ex-Governadores, outra grande barbaridade.

É Hora de Mobilizar!

Quarta feira dia 08/06/2011 haverá Assembléia às 13h:30(1ª chamada) e 14h:00(segunda chamada) no Auditório da Empresa. Compareça!

Do céu só cai avião, chuva e relâmpagos.

Nada vem de graça.

Só a Luta leva à vitória!

SINDPD/SC – Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados de Santa Catarina