Jornada de 40h semanal: Uma realidade em muitas empresas de TI. Está na hora de garantir esse direito para toda a Categoria!

A luta pela redução da jornada de Trabalho remonta aos tempos da primeira revolução industrial, ainda no século XIX, quando se trabalhava por até 16 horas por dia. Todas as categorias continuam lutando pela redução da jornada de trabalho, pois longas jornadas como a atual de 44 horas semanais continuam a trazer inúmeras doenças e acidentes de trabalho.

Para se ter uma ideia da importância da luta dos trabalhadores e da resistência patronal, há duas datas lembradas até hoje em todo o mundo, resultantes da disputa em torno do tempo de trabalho: o 1º de maio (dia internacional da classe trabalhadora em memória à greve dos trabalhadores de Chicago,  em 1886) e o 8 de março (dia internacional da mulher em memória à greve das operárias têxteis de 1857).

Assim, enquanto, ao longo da história, os trabalhadores lutaram para reduzir a jornada de trabalho, os empregadores, além de resistirem a essas mudanças, procuraram formas alternativas para se contrapor a elas. Por exemplo: a) apropriando-se do tempo livre conquistado por meio da utilização de jornadas extraordinárias; b) intensificando o tempo de trabalho por meio de inovações tecnológicas e organizacionais, que têm como um dos objetivos aumentar o ritmo de trabalho; c) flexibilizando o tempo de trabalho, a exemplo do Banco de Horas, que tem como resultado o aumento combinado da extensão e da intensidade do trabalho.

Quanto a situação atual no Brasil, pode-se observar que há 25 anos que não há redução da jornada legal de trabalho. A última alteração ocorreu com a Constituição de 1988, quando o tempo de trabalho foi reduzido de 48h para 44 horas semanais.

Desde então, importantes avanços foram conquistados pelos trabalhadores no âmbito da negociação coletiva de trabalho. Porém, estes se restringem a categorias que, devido à força e ao poder de mobilização que possuem, conseguiram furar o bloqueio patronal e negociar reduções de jornada.

Está na hora dos trabalhadores de TI avançarem nas conquistas. Reduzir a jornada de trabalho seria um importante ganho diante do extraordinário crescimento do setor. A atual falta da mão de obra no setor de TI faz com que as empresas da área concorram entre si por essa mão de obra e procurem oferecer alguns benefícios. Tendo isso em vista, já temos listadas pelo menos 13 empresas que praticam as 40h semanais de jornada de trabalho ou até menos. As empresas são:

SUNTECH

SOFTPLAN/POLIGRAPH

CLIPE INFORMÁTICA

SERPRO

CIASC

DATAPREV

FONTEC

VH INFORMÁTICA

S3ENG/ALTOQI

IONICS

CPM BRÁXIS

NEXXERA

PIXEON

Os patrões até agora se negam a atender a reivindicação dos trabalhadores de consagrar esse direito na Convenção Coletiva. Isso demonstra que sem nossa organização e mobilização não conseguiremos garantir o direito a redução da jornada de trabalho de forma plena para todos os trabalhadores. Com unidade e luta poderemos dobrar a intransigência patronal.

Redução da Jornada de Trabalho sem Redução de Direitos e sem Banco de Horas, Já!

Avise-nos Trabalhad@r de mais empresas que praticam 40h ou menos.