TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM SANTA CATARINA: PROGRESSO PRA QUEM?

Os empresários da área da Tecnologia da Informação (TI), que envolve a informática, propagandeiam um discurso sedutor para a sociedade. O TI é ambientalmente correto, criativo e engrandecedor. Os governos e a grande mídia fazem coro em euforia. Mas o que se esconde por trás desse discurso? Será tudo perfeito?

De fato o setor cresce muito. No Brasil cresce por volta de 10% à 15% ao ano e em Santa Catarina de 20% a 40% ao ano. Todo esse crescimento, no entanto, só está a serviço de poucos.

Enquanto o trabalhador não escapa das garras dos impostos, os patrões do TI não tem que esquentar cabeça com isso. As prefeituras, como a de Dário Berguer e agora César Souza Jr. em Florianópolis, dão o agrado de 60% a 80% de desconto no IPTU e ISS para empresários do TI.

O Governo Colombo colocou um coronel do exército e da agência de espionagem chamada ABIN, o Sr. João Rufino De Sales, na presidência do CIASC (empresa pública estadual de TI), tendo em vista sua privatização. Com isso as informações que o estado possui a seu respeito e o CIASC guarda e processa serão transferidas para empresas privadas. Você concorda com isso? O que as empresas privadas poderão fazer com isso? Você consegue imaginar?

O governo Dilma não deixa por menos. Criou o “Plano Brasil Maior” para o Brasil ficar maior somente para os empresários. Com ele, os empresários do TI e demais patrões, não pagarão mais sua parte ao INSS e terão financiamentos com juros baixíssimos de 5% a 8% ao ano e muito tempo de carência para enriquecerem. Enquanto isso o trabalhador se lasca com arrocho salarial, a exemplo dos trabalhadores do SERPRO (empresa pública federal de TI); com demissões imotivadas em massa, a exemplo dos trabalhadores da DATAPREV (outra empresa pública federal de TI); com internet cara e com juros extorsivos de bancos e cartões de crédito.

Nesse momento nem Colombo nem Dilma querem negociar a pauta de reivindicação dos trabalhadores do CIASC, da DATAPREV e do SERPRO e somente querem atacar nossos direitos e fazer terrorismo. Com os trabalhadores da iniciativa privada não é diferente, pois estão há 10 meses sem uma Convenção Coletiva devido a ganancia e mesquinhez empresarial e conivência dos governos.

Alertamos também aqui os trabalhadores de conjunto do que querem fazer com todos nós. Ninguém escapará. Nesse momento o Governo Dilma e o Congresso Nacional de “Felicianos”, “Renans”, “Luís Henriques” e “Sarneys” querem acabar com seus direitos trabalhistas permitindo que os patrões e sindicatos amigos dos patrões celebrem Acordos Coletivos Especiais (ACE) que diminuam seus dias de férias, reduza seu salário, aumente sua jornada, parcele a perder de vista seu 13º salário e etcetera. Querem também rifar sua aposentadoria exigindo que as mulheres somem em idade e tempo de contribuição 95 anos e os homens 105 anos. Querem roubar nossos direitos e que nos aposentamos só com a morte.

De patrões e governos nada podemos esperar a não ser mais ataques. Do céu só cai chuva e raios. Precisamos nos unir e lutar de forma independente por nossos direitos. Nesse sentido apoiamos a marcha dos trabalhadores realizada em Brasília no último dia 24 de abril que exigiu o fim da política de retirada de direitos dos governos e patrões. Apoiamos todas as lutas que defendam nossos direitos!

Não temos tempo a perder! É hora de ir à luta!