Reunião de Negociação da Campanha Salarial do Setor Privado Ocorrida em 11/03: Acompanhe como foi!

No último dia 11 de março (quinta) REUNIRAM-SE o sindicato dos trabalhadores e os sindicatos patronais para tratar da CAMPANHA SALARIAL (confira a ata). Desde agosto do ano passado, quando foi nossa database, até agora, já se passaram QUASE 8 MESES. São duros meses de EXPECTATIVA, ANSIEDADE e PERDA DE PODER AQUISITIVO proporcionado pela GANÂNCIA e a TRUCULÊNCIA EMPRESARIAL e que é proporcionado também pela POSTURA DE TODOS OS GOVERNANTES de plantão que só dão MIMOS AOS EMPRESÁRIOS sem exigir que esses empresários concedam qualquer DIREITO AOS TRABALHADORES DE TI (para saber mais sobre o crescimento do setor acesse: https://www.sindpdsc.org.br/materia/crescimento-do-setor-de-ti-e-outros-dados-economicos-2).

Nesta reunião, ATENDENDO A SOLICITAÇÕES DOS TRABALHADORES, e igualmente pelo SINDPDSC prezar sempre pela TRANSPARÊNCIA, foi proposto novamente a GRAVAÇÃO em vídeo da reunião e a divulgação para toda a CATEGORIA, para podermos ter acesso na integra ao que cada parte disse sem interpretações, sem edições e para mostrar o que as atas não dizem. No entanto, de maneira VERGONHOSA, os representantes patronais se OPUSERAM RADICALMENTE a qualquer DIVULGAÇÃO das gravações da reunião. Qual o medo deles? De que os trabalhadores vejam com os próprios olhos a indiferença e a frieza patronal diante de justos e viáveis anseios?

O patronal nessa reunião veio com uma PROPOSTA DESRESPEITOSA COM OS TRABALHADORES e que ATACA COM GRANDES RETROCESSOS a categoria. Acompanhe a “proposta” patronal:

a) Não teria pagamento retroativo aos trabalhadores do salário e do vale alimentação, sendo assim os trabalhadores ficariam sem o reajuste a que tem direito de vários meses;

b) Reajuste de 6% nos salários correspondendo ao INPC (5,36%) mais 0,6% de ganho real;

c) Reajuste do vale alimentação de R$ 10,40 para R$ 11,30 para jornadas de 8h e reajuste proporcional para quem faz as demais jornadas;

d) Valores do piso reajustados para: 1) linha A para R$ 1.970,00; 2) Linha B para R$ 1.900,00; 3) Linha C para R$ 1.592,00; 4) Linha D para R$ 1.436,00; e) Linhas E, F e G para o valor do Piso Estadual (R$ 875,00).

e) O patronal não aceita discutir qualquer proposta de redução da jornada de trabalho, ao invés disso, quer impor o Banco de Horas para acabar aumentando a jornada de trabalho sem garantir as devidas remunerações (para saber mais sobre os perigos do Banco de Horas que incentiva a cláusula patronal clique aqui: https://www.sindpdsc.org.br/wp-content/uploads/2011/08/Banco-de-Horas-14.06final-3.pdf);

f) O patronal não aceita discutir qualquer outra pauta de reivindicação dos trabalhadores como o auxílio creche, auxílio ao estudante ou licença maternidade de 6 meses e apenas propõe renovar as cláusulas da atual Convenção Coletiva de Traballho.

Devemos mostrar nossa INDIGNAÇÃO! Somos trabalhadores e MERECEMOS DIREITOS E RESPEITO e não ter que ficar PERDENDO O POUCO DE NOSSAS CONQUISTAS e ENGOLINDO SAPOS! Se o setor cresceu, O TRABALHADOR QUER O QUE É SEU! Em breve estaremos chamando uma assembleia de toda a categoria. Está mais do que na hora de PERDEMOS A PACIÊNCIA!