Informe da Reunião de Negociação no Setor Privado: Precisamos Ir à Luta!

No último dia 21 de fevereiro (quinta) REUNIRAM-SE o sindicato dos trabalhadores e os sindicatos patronais para tratar da CAMPANHA SALARIAL (confira a ata). Desde agosto do ano passado, quando foi nossa database, até agora, já se passaram QUASE 8 MESES. São duros meses de EXPECTATIVA, ANSIEDADE e PERDA DE PODER AQUISITIVO proporcionado pela GANÂNCIA e a TRUCULÊNCIA EMPRESARIAL e que é proporcionado também pela POSTURA DE TODOS OS GOVERNANTES de plantão que só dão MIMOS aos empresários sem exigir que esses empresários concedam qualquer DIREITO aos trabalhadores de TI.

Nesta reunião, ATENDENDO A SOLICITAÇÕES DOS TRABALHADORES, e igualmente pelo SINDPDSC, prezar sempre pela TRANSPARÊNCIA, foi realizada sua GRAVAÇÃO em vídeo e proposto pela representação dos trabalhadores a divulgação dela para toda a CATEGORIA ter acesso na integra ao que cada parte disse sem interpretações, sem edições e para mostrar o que as atas não dizem. No entanto, de maneira ESPANTOSA, os representantes patronais se OPUSERAM RADICALMENTE a qualquer DIVULGAÇÃO das gravações da reunião. Qual o medo deles? De que os trabalhadores vejam com os próprios olhos a indiferença e a frieza patronal diante de justos e viáveis anseios?

O patronal nessa reunião veio com uma PROPOSTA UM POUCO DIFERENTE, mas que ainda MANTÉM RETROCESSOS à categoria. Acompanhe o comparativo no quadro abaixo entre o que oferece a patronal e o que reivindica os trabalhadores (clique em cima para ampliar a tabela):

Para saber toda a proposta dos trabalhadores clique: https://www.sindpdsc.org.br/wp-content/uploads/downloads/2012/07/PAUTA-DE-REIVINDICA%C3%87%C3%95ES-2012-SITE.doc

Sobre o BANCO DE HORAS, segundo a versão patronal que a patronal quer impor, é um tema que merece toda a ATENÇÃO DA CATEGORIA.  O objetivo patronal inconfessável é criar mecanismos para IMPOR O AUMENTO DA JORNADA DE TRABALHO dos trabalhadores sem o pagamento dessa sobrejornada, com um Banco de Horas onde QUEM DITA REGRAS É SOMENTE O PATRÃO.

Assim, VERDADEIROS ABUSOS por parte do patronal poderiam ser praticados da maneira mais escancarada: quem determina quando o trabalhador faz hora extra ou compensa é somente o patrão com o trabalhador ficando REFÉM DA EMPRESA; seguidos dias de trabalho com horas extras e sem o pagamento dessas horas extras; cursos e palestras sempre fora do expediente e sem remuneração por parte do patronal ou direito de compensação e etc.

Em síntese, se o patronal se preocupa tanto em impor o Banco de Horas aos seus moldes é porque quer ACABAR DE VEZ com a pretensão da categoria de ter sua JORNADA DE TRABALHO MERECIDAMENTE REDUZIDA e quer impor uma progressiva BARBARIZAÇÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO, onde trabalharemos até extravasar os limites do bom senso e de nossas possibilidades e nossos patrões encherão os bolsos de dinheiro sempre mais e mais (confira: https://www.sindpdsc.org.br/wp-content/uploads/2011/08/Banco-de-Horas-14.06final-3.pdf).

O SINDPDSC também solicitou ao fim da reunião de negociação que se firmasse o compromisso de repasse de maneira imediata aos trabalhadores da inflação e de maneira retroativa a agosto. O patronal se negou e disse que só poderia “recomendar” às empresas que fizessem esse repasse sem obrigá-las.

Ao final da reunião de negociação uma nova reunião foi marcada para o dia 11 de março às 10h na SRTE/SC de Forianópolis. O patronal mais uma vez protelou. ABUSA DA BOA-VONTADE dos trabalhadores e do SINDPDSC. Nós, do SINDPDSC, sabemos que a única forma de ter uma negociação equilibrada é com a UNIÃO E LUTA DA CATEGORIA. Ainda mais no período que antecede essa reunião derradeira do dia 11/mar. Caso não tenha avanços significativos no dia 11/março significará mais um esgotamento de um canal de negociação de forma irresponsável pela patronal. Nós, enquanto categoria devemos estar preparados para DAR UMA RESPOSTA À ALTURA diante da importância do trabalho que desempenhamos.

Para concluir. É importante lembrar que o patronal só ofereceu uma proposta um pouco diferente nas clausulas econômicas porque SE SENTIU PRESSIONADO PELA CATEGORIA que comentou, reclamou e divulgou nas redes sociais o tamanho da CARA DE PAU DESSES SENHORES. Devemos AUMENTAR A PRESSÃO. Mostrar nossa INDIGNAÇÃO mesmo. Somos trabalhadores e MERECEMOS DIREITOS E RESPEITO e não ter que ficar ENGOLINDO SAPOS! Devemos também estar prontos para AUMENTAR ESSE EMBRIÃO DE MOBILIZAÇÃO pensando formas MAIS CONTUNDENTES. Se o setor cresceu, O TRABALHADOR QUER O QUE É SEU!

SINDPDSC – 22/02/2013