Nota de esclarecimento dos trabalhadores da DATAPREV/SC em greve

Nota de esclarecimento

A paralisação dos empregados das unidades de Santa Catarina é reflexo de uma insatisfação geral cuja causa não é única entre nós, mas que tem em sua raiz o descontentamento quanto à postura da empresa perante os empregados e a falta de perspectivas de crescimento profissional e financeiro.

Nosso propósito não é apenas reivindicar maiores salários. Tampouco prejudicar a empresa, uma vez que dela fazemos parte e prejudicá-la significaria prejudicar a nós mesmos. Queremos construir um lugar melhor para trabalhar, que nos dê perspectivas de crescimento e satisfação profissional.

Entre os itens que nos deixam muito insatisfeitos, estão:

> Não correção do adicional de atividade, que possui o mesmo valor desde a implantação do PCS;

> Inexistência de uma progressão funcional/salarial. Isso deixa os empregados sem perspectiva de crescimento e de fazer uma carreira na empresa;

> Postura da empresa, presidência e diretoria de pessoas, que nos tem retirado direitos, como o feriado em dia útil nas férias, a inclusão de restrições no uso dos abonos de 6 dias, e principalmente a intransigência nas mesas de negociação do ACT, quando fez a proposta de apenas correção da inflação sobre a tabela de salários, deixando o adicional de atividade de fora, o que no final das contas representa perda de poder aquisitivo;

> Política atual de pessoas, que não valoriza os empregados, ao não incentivar a permanência deles na empresa, definindo como estratégia apenas a realização de concursos para o preenchimento das vagas abertas pela frequente evasão;

> Não implementação de carreira em Y. Atualmente a empresa não valoriza o profissional técnico, somente o gerencial.

Contamos com o apoio do sindicato, mas o mais importante é dizer que o movimento aqui de Santa Catarina partiu dos empregados. Somos nós, cada um dos empregados da empresa, que fizemos o concurso e queremos um lugar melhor para trabalhar, com perspectiva de crescimento e pretendendo manter um vínculo duradouro com a empresa, na medida em que ela continue nos satisfazendo profissionalmente.

Gostamos de trabalhar na DATAPREV e queremos continuar fazendo ela crescer.

Trabalhadores da DATAPREV/SC em greve.