NOTA DO SINDPD/SC: A terceirização não é a Saída para o CIASC

O SINDPD/SC historicamente sempre se posicionou em defesa de serviços públicos de qualidade que atendesse aos interesses da população trabalhadora. Agora, diante da Minuta de Terceirização proposta pela direção do CIASC, com apoio do Governo do Estado, pretende-se avançar na privatização e desmonte da empresa, reduzindo-a a mera gestora de contratos com a iniciativa privada, entregando para os empresários da informática projetos de desenvolvimento e o controle e operação do DATACENTER e Central de Atendimento.

As intenções de tirar serviços do CIASC e transferir para a iniciativa privada não é novidade e vêm sendo demonstradas ao longo dos governos que se sucedem, desde o Governo Kleinubing. Mas nunca foi tão ousada a proposta de terceirização/privatização como está expressa nesta Minuta, também é verdade! Não por um acaso que o atual governador, Raimundo Colombo, antes de conversar com o CIASC e seus trabalhadores, foi se aconselhar com o setor privado, conforme matéria intitulada “Entidades de Tecnologia apresentam demandas ao Governador de Santa Catarina”*.

Nesse contexto, o Governo e sua bancada na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina acabam de aprovar mais um golpe contra a CASAN, empresa pública estadual de saneamento básico, responsável por uma área tão carente de atenção e recursos, com a aprovação da venda das ações da empresa. O mesmo faz com Hospitais Públicos do Estado transferindo para o controle de “Organizações Sociais”, que em bom português, significa o controle nas mãos dos planos de saúde privados.

O Governo Colombo só faz isso porque tem respaldo do Governo Federal. O Governo Dilma, que já vendeu aeroportos, acabou de transformar os Correios em Correios S/A, aprovando projeto para a venda de suas ações.

Se os governos se unificam nas privatizações, seja pela venda de ações, leilões ou terceirizações, devemos nos unificar na luta para barrá-las, saindo em defesa de serviços públicos com qualidade, com mais concursos, para que se atendam todas as demandas da população trabalhadora. Devemos seguir o exemplo dos professores da rede estadual, dos bancários e dos trabalhadores dos Correios que foram à luta!

Neste sentido o SINDPD/SC já organizou uma reunião com trabalhadores do CIASC para debater a questão. Nesta reunião foi encaminhada uma comissão que elaborou um documento em defesa de um CIASC público, de qualidade e voltado ao atendimento dos interesses da população trabalhadora de Santa Catarina. Na última sexta-feira, 7 de outubro, foi apresentado ao Ministério Público de Santa Catarina os argumentos construído pelos trabalhadores do CIASC. Devemos avanças na nossa organização e mobilização!

*Disponível no link: http://www.dialetto.com.br/site/entidades-de-tecnologia-apresentam-demandas-ao-governador-de-santa-catarina