DIREÇÃO DO CIASC TENTA MANOBRAR EM FECHAMENTO DO ACT 2011/2012 PARA REBAIXAR CONQUISTAS

Atenção trabalhadoras e trabalhadores do CIASC! Alguns avanços obtidos na campanha salarial deste ano estão em risco porque a direção do CIASC, com a conivência vergonhosa do Governo, tenta manobrar na assinatura do ACT para rebaixar nossas conquistas, se negando a assinar o Acordo Coletivo de Trabalho conforme o negociado que está expresso em documentos assinados pela direção da empresa apresentados na última assembléia do dia 29 de julho. Nessas dias que se passaram até agora houve desgastantes reuniões entre a direção do SINDPD/SC e a direção do CIASC que se negou a cumprir o acordado em clara postura de desrespeito aos direitos dos trabalhadores.

Vale ou Não Vale o que Diz e Escreve a Direção do Ciasc

Uma das clausulas que a direção da empresa tenta rebaixar a todo custo diz respeito à vigência do Acordo Coletivo de Trabalho 2011/2012. Na redação aprovada consta que o mesmo terá a vigência de “1o de maio de 2011 a 30 de abril de 2012 ou até a assinatura de novo instrumento normativo das relações de trabalho. A empresa faz pressão para retirar do Acordo a parte sublinhada. Infelizmente no nosso país não existe nenhuma lei que garanta que uma conquista obtida num ano em um ACT vigore no próximo Acordo. Sempre começamos as negociações salariais do zero. A única forma de ter o mínimo de garantia de que as conquistas já obtidas em ACT pela categoria continuem no outro ano é dando a segurança a categoria de que seus direitos conquistados em um ACT não têm prazo de validade. É uma prática de muitas empresas, públicas e privadas, se aproveitaram dessa situação para forçar o sindicato e a categoria a aceitarem ACT’s sem nenhum avanço, tendo em vista o prazo de validade dos direitos já conquistados. Quem quer retirar o que já havia sido acordado com relação a essa cláusula bem intencionado não está!!!!!

A outra clausula que a direção do CIASC faz pressão para rebaixar diz respeito ao “Apoio Financeiro Ao Empregado Ou Dependente Portador De Necessidades Especiais”. A direção da empresa quer manobrar na redação do ACT para que o pagamento do auxílio de 1 salário mínimo regional para ao empregado e/ou dependente do empregado não seja garantido ao próprio empregado.

Precisamos Exigir o que nos Foi Garantido

Nós, da direção do SINDPD/SC, não aceitaremos nada menos do aquilo que a categoria aprovou em assembléia geral dos trabalhadores no último dia 29/07, fruto das diversas mesas de negociações. Exigimos da direção do CIASC respeito aos trabalhadores e, inclusive, a sua própria palavra que parece não ter a menor valia. A direção da empresa, reproduzindo as piores práticas das administrações dos governos, faz essas manobras para tentar desacreditar toda a mobilização que construímos até agora por nossos direitos. Precisamos mais do que nunca nos unir e lutar! Foi a mobilização dos trabalhadores com apitaços, assembléias, carro de som e camisetaços que garantiu os avanços conquistados até agora e será na mobilização que vamos impedir qualquer retrocesso!

SINDPD/SC – Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados de Santa Catarina
25 anos de lutas e conquistas