Dataprev rejeita mais uma vez negociar a pauta dos trabalhadores e continua a demitir

Apesar de dizer que a negociação está aberta com todos os sindicatos, a Dataprev e sua diretoria, na figura do senhor Sérgio Basile agora com o cargo de coordenação geral de Relações do Trabalho e Responsabilidade Socioambientais, querem definir a pauta que os trabalhadores do RS, SE, SC e SP vão negociar.

O ofício* encaminhado pela empresa, em resposta ao ofício** encaminhado pelos sindicatos da FNI, é mais uma afronta à inteligência dos trabalhadores.

A empresa sabe que são os sindicatos que têm o poder de negociação, mas se nega a negociar e com isso segue descumprindo a lei. Até quando a Dataprev e seus aliados vão empurrar essa situação com a barriga?

Enquanto isso… Demissões em plena campanha salarial

Fazia tempo que não se via em uma empresa pública. Isso é uma vergonha, além de ser uma verdadeira intimidação aos trabalhadores. É uma tragédia essa medida vinda de um governo que se diz dos trabalhadores. Seria bom perguntar para a categoria o que ela acha de tudo isso! Até agora a Fenadados e os sindicatos não tomaram nenhuma medida concreta e nem denunciaram esse gravíssimo fato. A única entidade nacional que vem se posicionando, mais uma vez, é a Aned, que em diversas notas tomou uma posição na defesa dos trabalhadores.

Viagens para resolver nada ou mero turismo com o dinheiro do contribuinte

Bem aos moldes do presidente “mais querido” da Dataprev em toda sua existência, que adora passar em todas as regionais principalmente no período de campanha salarial, quem sabe para treinar nos auditórios aquilo que imaginamos ser a sua real vocação, o teatro. Só na semana passada para Porto Alegre foi uma comitiva de 10 pessoas, outros tantos em SC, mas sabemos que estão viajando pelo país para tentar convencer os trabalhadores e a direção do sindicato de que respeitavam as decisões da categoria. As palavras se foram com o vento, mas o concreto mesmo, que é realmente respeitar os trabalhadores, ainda estão nos devendo.

Negociação já

Por tudo isto, é necessário que a empresa revogue essas demissões arbitrárias e negocie com os sindicatos de SC, RS e SE a pauta de reivindicações aprovada pelos trabalhadores destes estados.

Fenadados mais uma vez passa por cima da decisão dos trabalhadores da Dataprev/RJ

A empresa divulgou em 01/06 que 15 sindicatos repassaram procuração para a Fenadados representá-los nas negociações. O absurdo é que a diretoria sub judice do RJ encaminhou procuração para a Fenadados de forma completamente autoritária. Esse tema não foi deliberado e nem esteve na pauta da assembleia que aconteceu há vários meses. Já que de lá para cá nenhuma outra aconteceu, devem ter acertado com a “Ferradados” e a Dataprev entre quatro paredes. Os trabalhadores do RJ precisam urgentemente serem consultados sobre essa questão!

FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática), sindicatos do RS, SC e SE e OLTs

*Acesse no link: http://www.sindppd-rs.org.br/images/stories/arquivospdf/110531oficiorespostadataprevnegociacao.pdf

**Acesse no link: http://www.sindppd-rs.org.br/images/stories/arquivospdf/110530oficiosindppdrsdataprevnegociacao.pdf