Recorde de Arrecadação de ICMS em SC – Momento Importante Para o Trabalhador

A economia de Santa Catarina cresceu 4,2%, conforme estimativa do Banco Central. A receita de ICMS é o principal tributo estadual. No ano passado (2017), a receita de ICMS do Estado encerrou o ano com um crescimento real de 11,1%, somando R$ 19,11 bilhões. Em 2018 o crescimento de 9% no mês de janeiro foi histórico e também deve ser considerado o crescimento do mês de fevereiro em relação ao último ano no percentual de 6,5%. Foram arrecadados R$ 1,87 bilhão em janeiro/2018 e R$ 1,6 bilhão em fevereiro/2018. Este crescimento acima da inflação vem ocorrendo desde 2017 quando a arrecadação chegou a R$ 22,6 bilhões, obtendo uma alta de 9,5% na comparação com 2016 e superior à inflação. A arrecadação em Santa Catarina se fortalece neste momento pelos aumentos implementados principalmente nos preços de combustíveis e gás de cozinha, que são grande parte da arrecadação do Estado.

O que isso quer dizer?

Quer dizer que este é um momento muito importante para os trabalhadores. Este crescimento permite o pagamento de melhores salários e isto faz novamente a roda da economia girar em favor do consumo e gerar, novamente, mais arrecadação.

É hora de percebermos que num momento como este, com arrecadação em alta (9,5% de crescimento) e inflação em baixa (2,84% no acumulado dos últimos doze meses), o saldo positivo para Santa Catarina permite conceder aumentos acima da inflação, afinal, o arrocho sofrido nos últimos anos precisa ser recuperado para os trabalhadores.

O panorama de crescimento é importante para que tenhamos a real noção da situação financeira do estado e que esse cenário fará toda a diferença para as nossas reivindicações. Esta informação é especialmente importante para os trabalhadores em Campanha Salarial do CIASC, empresa estadual.

Sigamos atentos aos cenários que estão sendo apresentados para que não sejamos enganados com discursos e desculpas sem base alguma na realidade.