Nota de apoio aos servidores públicos municipais do Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público Ampliado

O Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público Ampliado vem a público repudiar as medidas anunciadas pelo recém-empossado prefeito Gean Loureiro que, seguindo a cartilha do governo federal, vem aplicar na capital de Santa Catarina as mesmas fórmulas de “austericídio”, proteção a setores abastados e privilegiados da economia, enquanto fere de morte o cidadão de Florianópolis, o serviço público municipal, bem como a segurança ambiental e a sustentabilidade de nossa querida Ilha com a porção continental.

Representados pelo Sintrasem, os servidores públicos municipais anunciaram greve a partir do dia 17 de janeiro, pois correm o risco de perder o tão lutado Plano de Cargos e Salários, não podendo mais adoecer (já que as licenças médicas serão reduzidas) e nem receber salários (uma vez que institui o trabalho voluntário na Administração Direta e Indireta).

Pensava que leis contra o povo só eram feitas em Brasília? Pois estas 40 medidas propostas pelo prefeito não só refletem o abismo para o qual caminha o Brasil, mas o projeto de governo e estado que visa ainda mais atender o “andar de cima”, enquanto precariza, esquece e abandona o povo e as gentes mais necessitadas e vulneráveis de nossa sociedade. O serviço público está por um fio com tal pacote. Isto significa fechamento de escolas, postos de saúde e setores primordiais, entregando para a iniciativa privada aquilo que é nosso por direito e transferindo todo o ônus para o cidadão.

Ao invés de cobrar a dívida do município, que sozinha cobre o suposto rombo financeiro, Gean prefere cortar dos servidores e dos serviços essenciais que prestam à população. O florianopolitano vai ficar na mão de empresários se não apoiar o funcionalismo público, pois até mesmo a mudança do plano diretor da cidade está sendo cogitado de forma a beneficiar o setor especulativo imobiliário. A cidade não pode permitir que continue havendo isenção, perdão, desoneração e criação de privilégios a setores ricos e grandes devedores do município – não por acaso grandes financiadores e apoiadores de campanhas eleitorais – com inscrição perene em dívida ativa (bancos, construtoras, empresas de grande porte e emissoras de TV), enquanto os servidores públicos, já precarizados, e a população em geral novamente são chamados para pagar a conta.

Florianópolis precisa se unir, apoiar o serviço público municipal e barrar mais esse ataque aos direitos do povo da capital. É preciso exigir transparência e auditoria integral e cidadã das dívidas públicas com investigação rigorosa dos desvios de recursos!

Todo apoio ao Serviço Público Municipal e sua greve!

Compõem o Fórum as entidades elencadas abaixo:

ACD/SC – NÚCLEO CATARINENSE DE AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA

ACONTECE ARTE E POLÍTICA LGBT

ANDESUFSC

APRASC

ASSIBGE/SC

BANCADA DO PT NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA

BRIGADAS POPULARES

CÁRITAS

CONFETAM

CSP-CONLUTAS

CTB