Resultado das Assembleias dos Trabalhadores da Dataprev e Serpro de Santa Catarina

Os trabalhadores da DATAPREV e do SERPRO de Santa Catarina deliberaram em suas assembleias realizadas no último dia 29 de agosto pela rejeição das propostas das empresas.

As direções das duas empresas, seguindo fielmente a política do governo federal de grande arrocho salarial e contingenciamento de verbas em áreas essenciais, se negam a avançar em ganho real de verdade nos salários e na garantia de direitos.

O compromisso do governo Dilma é muito claro: garantir com os tributos recolhidos dos trabalhadores e com os lucros obtidos nas empresas públicas vários incentivos fiscais e financeiros aos grandes empresários do país e a manutenção de uma das maiores taxas de juros do mundo aos banqueiros.

Condições existem para garantir Acordos muito melhores aos trabalhadores das duas empresas públicas federais de TI. Tanto a DATAPREV quanto o SERPRO, passam por um momento de grande crescimento.

Contraproposta dos Trabalhadores da DATAPREV/SC:

– Reajuste salarial e no adicional de atividade pelo INPC (que foi maior do que o IPCA oferecido pela empresa) e mais 5% de ganho real;

– Reajuste do tíquete alimentação pelo índice da refeição fora de casa medido pelo DIEESE e não pelo IPCA como propõe a empresa. O índice da alimentação fora de casa do DIEESE foi de 10,83%. Além disso, propomos a recuperação da perda do ano passado que foi de 3,99%. O que totaliza 15,25% de reajuste;

– Fim das demissões imotivadas;

– Buscar mediação do TST e ir à dissídio e toda proposta de negociação em um eventual processo de dissídio deve ser submetido às assembleias;

– Reforçar a defesa de um ACT de 1 ano;

– Construção de um calendário nacional de mobilização. Só a luta dos trabalhadores unificada e independente de governo e direção de empresa pode garantir avanços de verdade!

Contraproposta dos Trabalhadores do SERPRO/SC:

– Reajuste salarial pelo INPC (superior ao IPCA oferecido pela empresa) e mais 3% de ganho real;

– Reajuste do vale alimentação de acordo com o índice da refeição fora de casa medido pelo DIEESE que foi de 10,83%. O índice (6,49%) oferecido pela empresa não reflete a subida de preços dos alimentos que houve, trazendo mais prejuízos aos trabalhadores;

– Pagamento de auxílio-creche e reembolso escolar de acordo com o que é pago na DATAPREV.

– Pagar imediatamente o PPR 2012;

– Construir calendário de mobilização para acelerar a mediação/julgamento. Só a luta dos trabalhadores unificada e independente de governo e direção de empresa pode garantir avanços de verdade;

– Reforçar o fechamento de um acordo de 1 ano;

– Todas propostas levantadas durante mediação deverão ser levadas à apreciação dos trabalhadores.

SINDPDSC