Trabalhadores do SERPRO/SC Rejeitam Proposta da Empresa e Apontam a Construção de Calendário de Luta Unificado

Na assembleia realizada na quarta-feira (31/07) pelos trabalhadores do SERPRO em Santa Catarina foi rejeitada por unanimidade dos presentes a proposta apresentada pela empresa de apenas 1% de ganho real. Sabemos que é possível conquistar muito mais.  Para isso, é preciso ampliar a unidade e a mobilização dos trabalhadores em mais estados.

A empresa hoje passa por um momento econômico privilegiado. A receita da empresa cresceu 10,05% ano passado. O que representou um ganho real de 3,98%. A meta de lucro em 2012 era de R$ 30 milhões e a empresa atingiu R$ 65,9 milhões. O que representou 119,67% a mais do que o programado. Isso tudo foi fruto do trabalho dos trabalhadores do SERPRO.

Por que não repassar esses ganhos aos nossos salários? Por que devemos nos contentar com apenas 1% de ganho real? Se a empresa cresceu, o trabalhador quer o que é seu!

Tendo isso em vista, os trabalhadores aprovaram em assembleia a seguinte contraproposta e o indicativo de um calendário de mobilização a ser construído nacionalmente.

– Rejeição da proposta da empresa;

– Reajuste salarial pelo INPC (superior ao IPCA oferecido pela empresa) e mais 3% de ganho real;

– Reajuste do vale alimentação de acordo com o índice da refeição fora de casa medido pelo DIEESE. O índice oferecido pela empresa não reflete a subida de preços dos alimentos que houve, trazendo mais prejuízos aos trabalhadores;

– Pagamento de auxílio-creche e reembolso escolar de acordo com o que é pago na DATAPREV.

– Pagar imediatamente o PPR 2012;

– Construção de um calendário nacional unificado de lutas com indicativo de 24 horas de paralisação;

– Caso não haja avanço por parte da empresa nas negociações buscar a mediação do TST.