SETOR PRIVADO: Confira o Calendário e os Locais das Assembleias

O SINDPD/SC já realizou VÁRIAS REUNIÕES DE NEGOCIAÇÃO da campanha salarial com os sindicatos patronais. As três últimas reuniões de negociações contaram, inclusive, com a intermediação do Ministério do Trabalho a pedido do sindicato dos trabalhadores. Mas não houve qualquer avanço por parte dos empresários!

Desde agosto do ano passado, nossa database, já se passaram OITO MESES. São meses difíceis de EXPECTATIVA, ANSIEDADE e PERDA DE PODER AQUISITIVO proporcionado pela GANÂNCIA DESMEDIDA e a TRUCULÊNCIA EMPRESARIAL.

A postura de TODOS OS GOVERNANTES de plantão que só ofertam INCENTIVOS AOS EMPRESÁRIOS sem exigir deles a concessão de qualquer DIREITO AOS TRABALHADORES, fortalece mais ainda posição patronal.

Atendendo a SOLICITAÇÕES DOS TRABALHADORES, e, igualmente pelo compromisso do SINDPDSC com a total TRANSPARÊNCIA de suas ações, foi proposta a GRAVAÇÃO e DIVULGAÇÃO de vídeos das reuniões de negociação, para toda a CATEGORIA. Este simples ato ofereceria acesso na integra ao que cada parte disse sem interpretações, sem edições e para mostrar o que as atas não dizem.

No entanto, de maneira VERGONHOSA, os representantes patronais se OPUSERAM RADICALMENTE a qualquer DIVULGAÇÃO das gravações da reunião. Qual o medo deles? De que os trabalhadores vejam com os próprios olhos a INDIFERENÇA E A FRIEZA PATRONAL diante de justos e viáveis anseios?

CONDIÇÕES NÃO FALTAM para atender as reivindicações dos trabalhadores. O SETOR DE TI CRESCE MUITO com taxas de 20% a 40% ao ano. Com disposição e luta podemos quebrar a intransigência patronal!

CONFIRA O CALENDÁRIO DAS ASSEMBLEIAS

ASSEMBLEIA DE CRICIÚMA: No dia 1º de abril (segunda-feira) no auditório do Hotel Royal de Criciúma localizado na Rua Anita Garibaldi, 181 – Centro. Em primeira chamada às 19h com quórum estatutário e em segunda chamada às 19h30 com qualquer quórum.

ASSEMBLEIA DE BLUMENAU: No dia 04 de abril (quinta-feira) no auditório do Hotel Glória deBlumenau localizado na Rua Sete de Setembro, 954 – Centro. Em primeira chamada às 19h com quórum estatutário e em segunda chamada às 19h30 com qualquer quórum.

ASSEMBLEIA DE FLORIANÓPOLIS: No dia 06 de abril (sábado) no auditório do Hotel Faial localizado na Rua Filipe Schimidt, 603 – Centro. Em primeira chamada às 13h30 com quórum estatutário e em segunda chamada às 14h com qualquer quórum.

OBSERVAÇÃO: Caso você more em outra cidade do estado e tenha disposição de participar da assembleia entre em contato com o sindicato que podemos providenciar o transporte. O telefone é 48 3222-1392 (pode ligar a cobrar) ou pelo e-mail sindpdsc@sindpdsc.org.br.

ACOMPANHE OS ITENS DA ÚLTIMA PROPOSTA PATRONAL! SOMENTE COM UNIDADE E LUTA ACABAREMOS COM A INTRANSIGÊNCIA PATRONAL!

A patronal está querendo impor uma PROPOSTA DESRESPEITOSA COM OS TRABALHADORES e que ATACA COM GRANDES RETROCESSOS a categoria. Acompanhe a “proposta” patronal:

a) Não teria pagamento retroativo aos trabalhadores do salário, dos pisos e do vale alimentação, sendo assim os trabalhadores ficariam sem o reajuste a que tem direito de vários meses;

b) Reajuste de 6% nos salários correspondendo ao INPC (5,36%) mais 0,6% de ganho real. Enquanto isso, no ano passado, tivemos em média 2% de ganho real nas negociações coletivas e a reivindicação dos trabalhadores de TI, devido ao grande crescimento do setor, é de 7% de ganho real;

c) Reajuste do vale alimentação de R$ 10,40 para R$ 11,30 para jornada diária de 8h, de R$ 7,80 para R$ 8,48 para jornada diária de 6h e de R$ 5,20 para R$ 5,65 para jornada diária de 4h. Enquanto isso, a refeição fora de casa em Santa Catarina custa em média mais de R$ 20,00 nas principais cidades;

d) Valores do piso reajustados para: 1) linha A (analistas) para R$ 1.970,00; 2) Linha B (funções que exigem nível superior) para R$ 1.900,00; 3) Linha C (programadores e instrutores) para R$ 1.592,00; 4) Linha D (supervisores, operadores de mainframe, preparadores e técnicos em eletrônica, manutenção e contabilidade) para R$ 1.436,00; e) Linhas E, F e G (demais funções previstas na Convenção Coletiva) para o valor do Piso Estadual (R$ 875,00).Nos últimos anos, devido à intransigência patronal, as últimas linhas (E.F e G) ficaram abaixo do piso estadual porque os patrões não querem uma clausula que garanta o reajuste automático das funções que possam ficar abaixo do piso estadual que é definido em janeiro. A atual proposta patronal mantém isso.”

e) O patronal não aceita discutir qualquer proposta de redução da jornada de trabalho, auxílio creche, auxílio ao estudante, licença maternidade de 6 meses ou qualquer outra reivindicação. Ao invés disso, quer impor o Banco de Horas segundo apenas seus interesses para acabar aumentando a jornada de trabalho e reduzindo direitos.

Devemos mostrar nossa INDIGNAÇÃO! Somos trabalhadores e MERECEMOS DIREITOS E RESPEITO! Com unidade e luta da categoria PODEMOS QUEBRAR a intransigência patronal! Está mais do que na hora de PERDEMOS A PACIÊNCIA! Compareça! Participe! SE O SETOR CRESCEU, O TRABALHADOR QUER O QUE É SEU!