Governo Colombo Atende às Reivindicações do Setor Empresarial de TI e para os Trabalhadores Nada!

A notícia abaixo é emblemática. O Governo Colombo, em parceria com a Prefeitura de César Souza Jr.  e o Governo Dilma, vai fornecer terreno, financiamento bem barato e estrutura para a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias. O investimento a ser feito no Sapiens Parque pelo setor público é muito maior do que o que será feito pelo setor privado, que basicamente só recolherá os lucros. Isto é, com o Sapiens Parque uma “parceria” se consolida: os empresários de TI terão menos custos e mais lucros e esses políticos continuarão a ter generosos doações para suas campanhas eleitorais milionárias. E os trabalhadores de TI nessa história toda? Nessa festa chique são apenas a mão de obra barata para viabilizar o lucro. Não existe nenhuma intenção nessa parceria de atender a suas reivindicações ou sequer ouvir elas. Para os trabalhadores do setor público, como os do CIASC, continua o desmonte da empresa pública, a política de arrocho salarial, o assédio moral e tentativas de retiradas de direitos. Para os trabalhadores do setor privado continua a exploração das jornadas de 44h semanais ou mais e com banco de horas; os baixos salários; o assédio de todos os tipos e as demissões imotivadas. Nós, do SINDPDSC, somos os maiores defensores de que o setor de TI cresça e gere muitos empregos, mas também queremos a garantia e ampliação de direitos para a classe trabalhadora. Vamos à luta exigir que os governos olhem para as reivindicações dos trabalhadores de melhores condições de trabalho e por uma política de informática pública que esteja a serviço de melhorar as condições de vida da população que vive do trabalho e que não sirva só para enriquecer meia dúzia de empresários e políticos!

Cerimônia no Sapiens Parque consolida parceria entre Estado e empresas privadas de tecnologia e inovação

Durante o lançamento da pedra fundamental de instalação da nova sede da Softplan no Sapiens Parque, na quinta-feira, 10, o governador Raimundo Colombo garantiu que o Governo irá cumprir seus compromissos com os empresários para a instalação da infraestrutura do parque de inovação. “Nossa visão de futuro é clara: está no apoio ao setor de inovação e tecnologia”, explicou o governador. Além do anúncio da construção do novo prédio da empresa, foram assinados três protocolos de intenção para a instalação de mais empreendimentos no local.

“O potencial de Santa Catarina é enorme para este setor. O sucesso deste parque de inovação e dos outros que estamos instalando em diversas regiões do Estado vai modificar o modelo econômico de Santa Catarina”, disse o governador. Uma ferramenta importante para alcançar essa meta será o processo de consulta pública para uma Parceria Público Privada, lançado no mesmo evento. A proposta da administração do Sapiens Parque, em um modelo autossustentável, é trocar áreas do empreendimento pela realização da infraestrutura necessária: iluminação, ruas e outros elementos de urbanização.

A iniciativa busca uma maior interação com o mercado privado, atraindo investimentos em torno de R$ 45 milhões para as novas fases do Parque. “Atualmente, o Sapiens está em sua primeira fase e tem contratado cerca de 10% de sua área total”, disse o presidente do Sapiens Parque, Saulo Vieira. A ideia é dar estrutura e acesso a uma área de até 150 mil metros quadrados em novas construções. O empreendimento pretende alavancar investimentos na ordem de R$ 2,43 bilhão, incluindo terreno, infraestrutura e prédios, gerando cerca de 27 mil empregos diretos e 33 mil indiretos ao longo dos próximos 10 anos.

Investimentos privados

Com a instação da pedra fundamental do prédio da Softplan – um investimento de cerca de R$ 38 milhões na construção de uma moderna instalação com 28 mil metros quadrados de área total com capacidade para abrigar 1.200 colaboradores -, o parque de inovação supera a meta informal de R$ 100 milhões de investimentos privados. “É um volume de investimentos que consolida em definitivo o empreendimento e torna irreversível o processo de desenvolvimento futuro do Sapiens Parque”, disse Saulo Vieira.

“Queremos crescer em cinco anos o equivalente ao que crescemos nos nossos primeiros 20 anos de existência. Estarmos instalados dentro do Sapiens faz parte do nosso planejamento e vai contribuir muito para essa meta”, disse Moacir Marafon, um dos sócios fundadores da empresa. A Softplan, uma das maiores empresas do Brasil com foco no desenvolvimento de softwares de gestão, será o primeiro empreendimento privado do Sapiens Parque. Mas não o único. Iniciados em 2012, foram assinados na cerimônia os protocolos de intenções para a instalação de três outros empreendimentos privados no Parque.

São elas: Reason, empresa que trabalho com soluções para o sistema elétrico e industrial, que construirá sua sede em um terreno de 1900 metros quadrados, em um investimento de R$ 2,7 milhões; Sustentar Engenharia, que construirá 2 edifícios de um condomínio empresarial para empresas do setor de tecnologia, em uma área de 7,6 mil metros quadrados em um investimento de R$ 13 milhões; e a Neoway, empresa de soluções de inteligência para negócios, que investirá R$ 13,9 milhões para a construção de seu edifício.

Somados aos projetos de centros de pesquisa e desenvolvimento em parceria com universidades, em especial a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e outros empreendimentos com instituições parceiras, o Sapiens já contabiliza mais de 140 mil metros quadrados em edificações em fases de planejamento, construção ou operação.

Fonte: http://www.floripanews.com.br/ver_not.php?id=90452&ed=Eventos&cat=Not%EDcias