IMPORTANTE: FOI FECHADA A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2011-2012 DOS TRABALHADORES DO SETOR PRIVADO

Hoje foi finalizado o texto e assinado a Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2012 dos trabalhadores do setor privado de Processamento de Dados de Santa Catarina. Conforme a deliberação das últimas assembleias dos trabalhadores, sendo negociado com os sindicatos patronais, os principais pontos da nova Convenção são os seguintes:

• Reajuste salarial de 7,94% (correspondente ao INPC + 1% de ganho real);
  • Reajuste nos pisos de 7,94% (correspondente ao INPC + 1% de ganho real);
  • Reajuste no vale refeição de 13,04%;
  • Extensão da clausula de abono de acompanhamento para cônjuge ou pais de mais de 60 anos;
  • Retroatividade para agosto de 2011 (database da nossa categoria);
  • Manutenção das demais clausulas do CCT 2010/2011.

Sabemos que a proposta aprovada contém avanços que não foram dados de bandeja pela patronal e nem a direção do SINDPD/SC conquistou sozinha – a proposta inicial da patronal era conceder apenas o INPC que foi de 6,87%. Foi uma conquista dos trabalhadores do setor. Porém, precisa ser frisado, que a Convenção poderia ser muito melhor diante da realidade de crescimento do setor. Só não foi diferente devido a intransigência da patronal de privilegiar os lucros em detrimento dos salários.

É preciso avançar na luta dos trabalhadores!

Não devemos nos contentar com a CCT 2011/2012, no sentido de que isso seria o máximo que podemos conquistar. Foi um passo adiante. Mas temos toda uma grande luta que temos que travar para garantir outros direitos, a exemplo da redução da jornada de trabalho, do auxílio creche em todas as empresas e de reajustes mais condizentes com o crescimento do setor.

A luta continua!

Acompanhe no link a CCT da grande Florianópolis assinada: https://www.sindpdsc.org.br/acordos-convencoes/privada-grande-florianopolis

Acompanhe no link a CCT Estadual assinada https://www.sindpdsc.org.br/acordos-convencoes/privada-estadual