IMPORTANTE: Está para ser finalizada a Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2012 do setor privado

Os trabalhadores reunidos em assembléia nos dias 26, 27 e 28 de outubro rediscutiram e deliberaram sobre a Contraproposta Patronal 2011/2012 apresentada ainda em agosto que propunha o seguinte:

• Reajuste salarial de 7,6%;
  • Reajuste nos pisos de 7,94% (correspondente ao INPC + 1% de ganho real);
  • Reajuste no vale refeição de 11,96%;
  • Extensão da clausula de abono de acompanhamento para cônjuge ou pais de 60 anos ou mais;
  • Manutenção das demais clausulas da CCT 2010/2011.

A deliberação dos trabalhadores nas assembléias realizadas em Criciúma, Florianópolis e Blumenau foi a aceitação da contraproposta patronal sob protesto, pois hoje o setor está crescendo na ordem de 20% à 40% ao ano e tem condições de possuir uma CCT com mais avanços.

Também foi deliberado que o sindicato deveria trabalhar para melhorar contraproposta patronal em mesa de negociação.

A Versão Final Acordada para o CCT 2011/2012

Houve duas mesas de negociação entre o SINDPD/SC e os sindicatos patronais desde a deliberação nas assembléias dos trabalhadores no final de outubro, sendo a última mesa no dia 23 de novembro em Blumenau, conforme noticiamos em nosso site.

Por fim, a proposta construída em mesa de negociação que vai para o texto da Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2012 é a seguinte:

• Reajuste salarial de 7,94% (correspondente ao INPC + 1% de ganho real);
  • Manter o reajuste nos pisos de 7,94% (correspondente ao INPC + 1% de ganho real);
  • Reajuste no vale refeição de 13,04%;
  • Manutenção da extensão da clausula de abono de acompanhamento para cônjuge ou pais de 60 anos ou mais;
  • Manutenção das demais clausulas da CCT 2010/2011;
  • Retroatividade para agosto de 2011 (database da nossa categoria);

Sabemos que a proposta aprovada contém avanços que não foram dados de bandeja pela patronal e nem a direção do SINDPD/SC conquistou sozinha. Foi uma conquista dos trabalhadores do setor. Porém, precisa ser frisado, que a Convenção poderia ser muito melhor diante da realidade do crescimento do setor e da capacidade de pressão que tem os trabalhadores do setor (mas desde que estejam mobilizados para isso). Devemos tomar isso como lição para aumentar a participação dos trabalhadores nas assembléias da campanha salarial.

É preciso avançar na luta!

Nós, da diretoria do SINDPD/SC, estamos trabalhando para que a CCT 2011/2012 seja fechada e assinada o mais rápido possível, para que os trabalhadores não sejam mais penalizados pela intransigência patronal que passou os meses de setembro, outubro e mais da metade se novembro sem se propor a melhorar sua segunda contraproposta apresentada ainda em agosto. Lembramos que antes de propor 7,6% de reajuste salarial, a patronal tinha proposto dar apenas o INPC que foi de 6,87%.

O SINDPD/SC também está atento para que tudo o que foi acordado na última mesa se expresse na redação final da Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2012.

Não devemos nos contentar com a CCT 2011/2012 no sentido de que isso seria o máximo que podemos conquistar. Foi um passo adiante. Mas temos toda uma grande luta que temos que travar para garantir outros direitos, a exemplo da redução da jornada de trabalho, do auxílio creche em todas as empresas e de reajustes mais condizentes com o crescimento do setor.

A luta continua!