Informativo da Campanha Salarial 2011/2012 – SERPRO e DATAPREV

O Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), tal como o conhecemos hoje, é o resultado de décadas de luta dos trabalhadores do SERPRO e da DATAPREV. Direitos que hoje temos assegurados em ACT não existiriam caso não tivéssemos nos mobilizado nesses últimos anos. Nenhum governo ou direção de empresa deu alguma coisa de graça, sem o calor da insatisfação e mobilização dos trabalhadores. A luta dos trabalhadores contra a privatização dessas empresas também foi fundamental. Mas também sa bemos que podemos avançar muito mais. Só com luta fortalecemos nossa categoria e nosso sindicato para poder garantir novas conquistas.
Direções do SERPRO e DATAPREV Querem o Arrocho Salarial
A principal proposta salarial das direções dessas empresas, seguindo à risca a política do política do Governo Dilma, é apenas repor clausulas econômicas com base no IPCA, que foi de 6,51% para quem tem data base em maio. Para isso, repetem o velho papo furado de que aumentar significativamente os salários representa inflação. Mas não é isso o que dizem os dados sobre a questão. Segundo a Confederação Nacional da Indústria, uma entidade patronal, que comparou dados dos meses de março e abril deste ano, apenas nesses dois meses a massa salarial dos trabalhadores caiu 3,5% e o rendimento médio real 4%, enquanto o faturamento das empresas subiu 4,3% e as horas trabalhadas 1,5%. Assim, a economia cresce e as empresas, públicas e privadas faturam mais, porém, os trabalhadores, continuam tendo que fazer malabarismos e se endividando para fazer o salário render até o fim do mês. O que causa a inflação é uma economia voltada para o lucro de poucos e um governo e seus representantes totalmente coniventes com isso. Não existe nada de errado na defesa de nossos salários e direitos.
A FENADADOS está Jogando Contra o Trabalhador
         Entre os trabalhadores está nítido e é cada vez maior a certeza e a indignação diante das posturas que vem tomando a FENDADOS, pois esta atenta contra os princípios mais básicos de uma atuação sindical realmente comprometida com os interesses da classe trabalhadora. Seu compromisso hoje é com o governo e a direção das empresas, e não com nossos direitos. A FENADADOS foi co-autora, junto da direção do SERPRO e da DATAPREV, de boicotes as entidades sindicais e OLTs que participam da FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática) em negociações salariais, impedindo-as de participarem das negociações salariais. Para piorar ainda mais, a FENADADOS negocia o ACT sem a procuração da maioria das bases dos trabalhadores das duas empresas. Tudo para viabilizar as propostas de ACT de arrocho salarial do SERPRO e da DATAPREV.
Nossos Direitos Só a Luta Faz Valer
         A grande questão agora é o que devemos fazer. Ficar parado com certeza não é a solução, pois só fortalece o outro lado. Precisamos nos unir e resistir. Os sindicatos e OLT’s que compõe a FNI, entre eles do SINDPD/SC e as OLT’s do SERPRO e da DATAPREV, vem promovendo ações pelo país, em alternativa ao imobilismo da FENADADOS. No último dia 21/07 os trabalhadores do SERPRO e DATAPREV se mobilizaram em 6 estados. Agora os trabalhadores da DATAPREV/RJ constroem um ato muito importante, apesar do boicote do SINDPD/RJ ligado a FENADADOS. Precisamos nos unir nessa corrente de união e ousadia na defesa de nossos direitos.
PARTICIPE DAS REUNIÕES AMPLIADAS DA CAMPANHA SALARIAL EM SANTA CATARINA

DATAPREV/SCNa quinta (11/08) inicia às 10h no auditório da empresa (2º andar);
SERPRO/SC: Na quinta (11/08) inicia às 16h na sede da empresa.
TAMBÉM TEREMOS UM CAFÉ PARA A CATEGORIA!
SINDPD/SC – Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados de Santa Catarina