Trabalhadores do Serpro e da Dataprev retomam mobilizações. As atividades da campanha salarial continuam nesta semana

Nos dias 23 e 24/07, os funcionários da Dataprev e do Serpro realizaram paralisações em diversos estados, para marcar as mesas de negociação que aconteceram nas mesmas datas e retomar as mobilizações da campanha salarial.

Na Dataprev, na quarta-feira, trabalhadores de SC e do SE paralisaram por 2h. No Serpro, na quinta, os colegas pararam em SC, no RS, BA, SE, PE e PI. A FNI e entidades parceiras estiveram firmes nessa rodada de mobilizações. No PR e em MG as paralisações serão nesta terça-feira.

As atividades estão demostrando que os trabalhadores querem avanços e exigem a participação de todos os sindicatos na mesa de negociação. Um grande exemplo veio do Serpro/RJ, uma das maiores regionais, que aprovou que quer todos os sindicatos em mesa de negociação. Essa mesma decisão também foi aprovada em Belo Horizonte (Minas Gerais).

Os dados econômicos já divulgados atestam que o Serpro e a Dataprev têm dinheiro. Em ambas as empresas, as direções se preocupam em investir em novas tecnologias, mas não apresentam nenhuma preocupação em relação à valorização dos funcionários.

Vamos construir a unidade nas mobilizações em todo o país. A FNI e parceiros estarão junto!

Os trabalhadores estão preocupados com a unidade para que as mobilizações sejam cada vez mais fortes. Temos que superar o descrédito por conta das péssimas experiências de outras campanhas e da postura de alguns sindicalistas que, infelizmente, não estão ao lado dos trabalhadores. Para mudar essa realidade, os trabalhadores do Serpro do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte (MG) aprovaram, em assembleia, a participação de todos os sindicatos nas mesas de negociação. Quem ganha com a desmobilização ou a falta de unidade em nível nacional são as direções das empresas.

Precisamos lotar as assembleias, fazer os debates necessários e sair mais unidos e mobilizados, para mostrar às empresas que queremos avanços nos salários, nos tíquetes, creche e melhores condições de trabalho. Na campanha salarial não importa se os estados são filiados ou não a federações, o importante é construir a unidade na mobilização.

Da parte dos sindicatos e OLTs da FNI, o esforço tem sido grande, e todos os estados estiveram em mobilização na semana passada. Conclamamos a todos os estados a estarem juntos nas mobilizações desta semana.