ASSEMBLÉIA PARA DESFILIAÇÃO DA FENADADOS E DA CUT OCORRRERÁ NO DIA 25 DE JULHO!

Em Santa Catarina há muitos anos que os trabalhadores não participam mais da FENADADOS (Federação Sindical de Processamento de Dados) e da CUT (Central Única dos Trabalhadores) por entenderem que estas entidades não representam mais suas lutas e seus anseios. Elas estão distantes da vida dos trabalhadores. Quando aparecem é para defender os interesses de direções de empresas e governos. Vejamos os porquês da desfiliação e a importância desse debate.

Entendendo a Organização Sindical dos Trabalhadores – Sindicatos, Federação e Central Sindical

Sindicatos, Federações e Centrais Sindicais são três formas de organização sindical dos trabalhadores. O Sindicato tem o papel de organizar as lutas das categorias de trabalhadores por suas reivindicações. Pela legislação do país, o sindicato é quem tem o poder de negociação. A Federação Sindical reúne sindicatos de uma mesma categoria com o intuito de representá-los. Já uma Central Sindical tem o papel de reunir diferentes sindicatos de diferentes categorias para defender os interesses comuns da classe trabalhadora, como salário, aposentadoria, serviços públicos de qualidade e etc.

Por que se desfiliar da FENADADOS e da CUT?

Há muitos anos que a FENADADOS e a CUT se descaracterizaram como instrumentos de luta dos trabalhadores. Atualmente, ao invés de defenderem de verdade as empresas públicas, defendem abertamente as desonerações de tributos do setor empresarial e outros incentivos que fortalecem projetos como o da terceirização em empresas como o CIASC, que diminuem o espaço público em nome do lucro do setor privado. Nas empresas federais de TI (DATAPREV e SERPRO), em conluio com estas empresas, literalmente impede o SINDPD/SC e outras representações sindicais de participarem das negociações da campanha salarial para apresentar a pauta deliberada nas assembleias de base.

Entre ex-dirigentes da FENADADOS e da CUT muitos saíram dessas entidades para irem direto ocupar cargos em governos ou em conselhos e direção de empresas. Agora, como se fosse pouco, sindicatos cutistas e a própria CUT propõe o ACE (Acordo Coletivo Especial), que possibilita às empresas regidas pela CLT realizarem acordos com entidades sindicais podendo diminuir salários, aumentar jornadas de trabalho ou rebaixar direitos trabalhistas como férias e 13º salário. Isso tudo acontece porque essas entidades há muito tempo se renderam às benesses oferecidas por governos e patrões jogando para escanteio nossas reivindicações.

Chegou a Hora de se Desfiliar da CUT e da FENADADOS!

Todos os direitos que conquistamos foram originados de muitas lutas, como o 13º salário, o descanso semanal remunerado, leis em defesa da saúde do trabalhador e etc. A existência de sindicatos independentes e combativos foram essenciais para garantir esses direitos e para avançar nas conquistas precisaremos avançar em nossa organização sindical. Hoje a CUT e a FENADADOS representam uma estrutura sindical que, ao invés de defender o trabalhador, defende as direções de empresas e governos. É hora de dar um basta! É hora de se desfiliar da CUT e da FENADADOS!

PARTICIPE DA ASSEMBLÉIA SOBRE A DESFILIAÇÃO DA FENADADOS E DA CUT!

DATA: 25/07/2012 (QUARTA-FEIRA)

HORA: 19h30 em primeira chamada e 20h segunda chamada

LOCAL: Auditório do SINJUSC (Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário de Santa Catarina), localizado na Avenida Mauro Ramos, 448 – Centro.

(Esta assembleia é aberta ao debate para todos, mas somente filiados poderão votar)

SINDPD/SC – www.sindpdsc.org.br