SINDPD/SC ABRIRÁ DEBATE SOBRE DESFILIAÇÃO DA CUT E DA FENADADOS

A crise econômica mundial segue se aprofundando e tem como centro, neste momento, a Europa, onde direitos históricos dos trabalhadores estão sendo retirados. É verdade que o Brasil continua crescendo, porém, mesmo assim, os ataques aos nossos direitos não são menores. Os governos e patrões impõem jornadas de trabalho extenuantes e o arrocho salarial faz com que os trabalhadores se endividem cada vez mais. As empresas públicas, como os Correios ou o CIASC, continuam na mira das privatizações. O caos na saúde, na educação ou na segurança pública continua. A vida dos trabalhadores segue sem melhorar.

Se na Europa os trabalhadores protagonizam greves gerais heroicas e nos países árabes se derrubou ditadores que estavam a 30-40 anos no poder, no Brasil, também não deixou de acontecer importantes lutas. Os professores da rede estadual, os trabalhadores das obras do PAC, dos Correios, bancários e outras categorias proganizaram importantes greves. Inclusive os trabalhadores de TI, onde ano passado tivemos 28 dias de greve na DATAPREV.

No entanto, um grande problema que todo trabalhador se defronta para que as lutas avancem, é a postura que vem tomando a direção de muitos sindicatos, que preferem fazer o jogo das empresas e governos do que fortalecer a luta dos trabalhadores. A trajetória da CUT e da FENADADOS são grandes exemplos disso.

A FENADADOS é uma Federação Sindical que teria o papel de representar os trabalhadores em processamento de dados de todo país. A CUT é uma central sindical que teria o papel de unir todos os sindicatos para a defesa da classe trabalhadora de conjunto. Mas, infelizmente, tanto a FENADADOS quanto a CUT, não vem servindo para defender de fundo as reivindicações dos trabalhadores.

No presente momento empresas públicas de TI, principalmente a DATAPREV, passam por uma onda de demissões que crescem a cada dia. Já se aproxima de 60 os demitidos. Isso demonstra de que lado está o Governo de Dilma e do PT. Tanto a FENADADOS, quanto a CUT, silenciam e se negam a denunciar o Governo Federal, o real responsável pelas demissões.

Tendo isso em vista, o SINDPD/SC convida todos os trabalhadores do setor de TI do estado para o debate da desfiliação da FENADADOS e da CUT.

Esse debate é fundamental para todos os trabalhadores. Sem termos entidades sindicais realmente independentes, que apostem na mobilização e estejam presentes no cotidiano dos trabalhadores, não poderemos avançar em direitos e conquistas para todos.

Direção do SINDPD/SC – 11/04/2012