CAMAPANHA SALARIAL 2011/2012 DO SETOR PRIVADO: NOVOS INFORMES

Os trabalhadores do setor privado, junto do SINDPD/SC, a todo momento, e isso ficou evidente nas assembléias realizadas, fizeram propostas com a preocupação, de tanto garantir o poder compra dos salários dos trabalhadores, quanto garantir a solução mais rápida possível para o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2012, que sabemos, que muitas expectativas gera aos trabalhadores.

Primeiramente, os trabalhadores propuseram o reajuste salarial de 8,35%, correspondente ao IGP-M para quem tem data-base em agosto, e mais um ganho real de 7%, que corresponderia a um reajuste total nos salários de 15,93%. O que não é nenhum absurdo, dado o crescimento do setor em Santa Catarina que é de 20% à 40% ao ano graças ao trabalho dos trabalhadores. E isso todo ano!

No entanto, a patronal propôs apenas 7,6% de reajuste salarial ainda em agosto. Nesse mesmo mês, os trabalhadores, reunidos em assembléia, fizeram a contraproposta de 10% de reajuste salarial (englobando inflação e ganho real) procurando resolver o impasse na negociação. Porém, a mesma preocupação não houve por parte da patronal.

Desde então, foram realizadas assembléias, foram realizadas reuniões de negociação, inclusive manifestação foi feita, e a patronal se manteve intransigente. Também apresentamos todos os números da realidade das empresas do setor e da realidade da vida dos trabalhadores, no que diz respeito ao custo de vida que vem subindo muito, para provar que as propostas dos trabalhadores eram razoáveis e plenamente condizentes de serem cumpridas. Porém, a intransigência e descaso patronal se manteve!

No último dia 14/11, recebemos o seguinte e-mail da patronal:

Em razão da proposta negocial que nos foi entregue em 04 de novembro de 2011, estaremos realizando Assembléia Geral Extraordinária na data de 21 de novembro de 2011, com vistas a discutir e deliberar acerca da mesma.

Outrossim, informamos que na seqüência, entraremos em contato para agendarmos nova rodada de negociações, objetivando o fechamento da CCT 2011-2012.

Cordialmente,

Comissão de Negociação

Seprosc – Seinflo”

Nós, da diretoria do SINDPD/SC, continuamos firmes na defesa dos interesses dos trabalhadores deliberados nas suas assembleias. Exigimos respeito aos direitos dos trabalhadores e a data-base, que é em agosto, e não no fim do ano. Acompanhe nosso site que manteremos você informado.