Solidariedade à luta dos trabalhadores do Serpro em Santa Catarina

Solidariedade à luta dos trabalhadores do Serpro em Santa Catarina. A resposta é mais mobilização!

A direção do Serpro, além de não querer negociar melhorias salariais e nas condições de trabalho, novamente vem repreender os que lutam. Em uma atitude arbitrária e ilegal (pois fere o direito do trabalhador de se organizar e reivindicar), diretores da Regional Florianópolis (SC) reuniram alguns trabalhadores, comunicando a punição com “proposta de advertência severa” aos funcionários que aderirem à jornada única de seis horas diárias.

Desde a segunda-feira dessa semana, os colegas de SC trabalham 6h diárias ininterruptas, como forma de pressão e também para mostrar que essa jornada é possível de ser implementada.  A proposta foi deliberada legalmente em assembleia  da categoria.  Mais uma vez, a direção do Serpro se intromete na organização dos trabalhadores e tenta acabar com o movimento de crítica e de reivindicação. No entanto, a empresa não conseguirá calar quem luta!

OLTs e sindicatos apoiam colegas de Santa Catarina

Desde que foi noticiada a tentativa de repreensão dos trabalhadores de SC pela direção do Serpro, já chegaram diversas manifestações de apoio aos colegas e de repúdio à postura da empresa. Foram enviadas notas e declarações das OLTs do Serpro do RS,  RJ, Brasília, MG, PR, PA e Bahia e de colegas individualmente. Os Sindppd/RS e o Sindpd/AL também enviaram mensagens. À medida que a notícia se espalhar, mais apoios devem ser externados.

Não podemos assistir calados a este forte ataque aos trabalhadores do Serpro. É hora de todos os sindicatos, Fenadados, Feittinf e OLTs darem uma resposta unificada e forte como forma de solidariedade, mas também organizando uma grande mobilização nacional dos trabalhadores em defesa de suas reivindicações, inclusive a jornada de 6h. Nós trabalhadores não podemos aceitar este grave precedente de punição feito pelo Serpro aos colegas que se mobilizam!

Na próxima semana, é mobilização! Vamos juntos, colegas do Serpro!

Nossa melhor resposta à direção do Serpro é uma forte e grande mobilização dos trabalhadores em todo o país na próxima semana. Afinal, a postura da empresa não atinge apenas os colegas de Santa Catarina mas sim a todos, já que o objetivo do Serpro é encerrar a campanha salarial sem conceder avanços aos trabalhadores.

Por isso, convidamos a todas as OLTs, aos sindicatos, à Feittinf e à Fenadados a se juntarem à paralisação de 2h na próxima semana. O indicativo é que aconteça na PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (dia 22/07), se não houver mesa de negociação marcada, ou no dia da mesa, caso seja confirmada entre os dias 21 e 25 de julho.

Em SC e no RS, os trabalhadores, em assembleia, já decidiram por aderir ao movimento(fotos abaixo). No Rio de Janeiro, a OLT vem convocando os demais colegas e o Sindpd/RJ a engrossar a mobilização.

Toda conquista dos trabalhadores é para tod@s no Serpro. Portanto colega, não fique parado ou esperando cair do céu! Se organize na sua regional e vamos juntos fazer pressão!